Seguro de Vida

seguro de vida

O seguro de vida é muito maior do que você pode imaginar!

O indivíduo que, ao longo de sua vida, acumula patrimônio, pode assumir uma postura passiva em relação ao destino de seus ativos após sua morte, ou pode interferir ativamente na forma como seus bens serão distribuídos aos seus herdeiros.

As razões para se desejar influenciar a própria sucessão patrimonial são inúmeras. Destinar parte dos bens a herdeiros não previstos na lei, prevenir disputas familiares pela herança ou até mesmo beneficiar àqueles por quem o autor da herança tenha mais carinho ou maior preocupação.

Para se lograr esses e outros inúmeros objetivos têm-se à disposição um completo arsenal de instrumentos jurídicos e financeiros. Utilizando-os em conjunto ou isoladamente, pode-se obter os mais diversos e significativos efeitos. O seguro de vida se destaca entre os veículos financeiros, pois agrega, como nenhum outro instrumento, flexibilidade, rapidez e economia à transmissão patrimonial futura.

O seguro de vida possui uma característica única, não é considerado herança. A partir deste ponto, se derivam diversas consequências muito úteis na elaboração de uma estrutura patrimonial para a sucessão.

Em primeiro lugar, deve-se mencionar a velocidade e a simplificação burocrática com as quais o valor é liberado. Em condições normais, a seguradora disponibiliza o pagamento alguns dias após a aceitação da documentação de sinistro.

Em segundo lugar, existe a questão tributária. Sobre o valor recebido pelo beneficiário ou herdeiro, não há a incidência do (ITCMD) Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação.

Por último, apresenta-se a liberdade de escolha dos beneficiários no contrato de seguro. O segurado pode estipular como seu beneficiário um de seus herdeiros legais, deixando de nomear qualquer outro (balanceamento de herança), e os indicados não precisarão prestar contas do valor recebido no processo de inventário. Isso porque essa quantia não transita pelo processo de inventário, sendo pago pela seguradora diretamente aos beneficiários, em curto espaço de tempo.

Dentro da sua apólice de seguro de vida, você poderá incluir vários acessórios, dentre eles: invalidez temporária ou permanente, seguro temporário por afastamento do trabalho, cobertura em internações hospitalares, doenças graves, despesas funerárias etc.

Nunca é cedo ou tarde demais para se construir uma arquitetura sucessória patrimonial adequada. Qualquer iniciativa coerentemente pensada, por mais tarde no ciclo de vida do indivíduo que se coloque, irá aproximar os efeitos patrimoniais de sua morte aos seus desejos. Por outro lado, um plano elaborado hoje, que somente traga efeitos concretos décadas à frente, pode ser periodicamente adaptado para refletir os diferentes cenários de vida pelos quais os indivíduos inevitavelmente transitam.

O seguro de vida, além de possibilitar a qualquer indivíduo proteger sua família, contribui de forma única para a construção de uma estrutura sucessória patrimonial flexível eficaz e barata.

Existem apólices no mercado com cláusulas de incontestabilidade, onde não se discute o pagamento do sinistro. E apólices que não têm carência para morte, paga-se inclusive para suicídio!

Do benefício proveniente da apólice de seguro de vida, não serão cobradas dívidas deixadas pelo falecido. Ele não faz parte do inventário!

Acesso a remuneração diferenciada fazendo com que o custo do seguro de vida seja absorvido pela rentabilidade do produto, assim o seu seguro poderá sair “grátis”!

É possível ter acesso a seguradoras que não têm qualquer exceção em sua apólice, paga-se para qualquer tipo de morte!

Conclusão

O seguro de vida pode e deve ser interpretado como uma reposição financeira imediata que garantirá a realização dos projetos de seus entes queridos, sem qualquer interrupção.

Seguramente a sua família precisará de ajuda imediata na sua ausência, principalmente devido às despesas de inventário. Durante o processo de inventário judicial não é possível movimentar ou usufruir de sua herança.

Esta característica torna o Seguro de Vida uma excelente garantia de curto, médio e longo prazo para a sua família!

Uma conta corrente, um fundo de investimento são ativos importantes. Porém, uma apólice de seguro de vida é a garantia de liquidez, o recebimento imediato, e indenização, independentemente das incertezas do mercado financeiro. O seu planejamento financeiro nunca estará completo sem uma apólice de seguro de vida!

Quer saber mais sobre seguro de vida? Entre em contato que ficaremos felizes em te ajudar no seu planejamento!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email
Share on telegram