O seu sonho fica mais próximo, se você se planejar!
Adquirir um bem pode ser uma tarefa difícil para quem não pode pagar à vista, nem possui uma renda alta. Mas quando pensamos em guardar dinheiro para realizar um sonho, existem ótimas soluções no mercado.
E se você puder alcançar os seus objetivos futuros sem consumir suas reservas de emergência, sem se descapitalizar e sem se apertar com compromissos que não cabem no seu orçamento?
Ultimamente o consórcio vem despertando o interesse das pessoas que buscam um planejamento eficaz para realizar um sonho. Ele oferece possibilidades mais baratas e menos burocráticas do que um financiamento tradicional. Assim, conquistar o sonho de obter um imóvel, um carro, ou mesmo serviços como uma festa de casamento, viagens ou uma pós-graduação, ficaram mais próximo de se realizar.
Apesar de ser um investimento a longo prazo, o consórcio não tem juros, possui prazos maiores e algumas estratégias para antecipar seus projetos.
Mas você sabe o que é, e como funciona?
O consórcio nada mais é do que um investimento compartilhado, onde várias pessoas se unem em torno de um objetivo comum, conquistar e alcançar os seus projetos.
As pessoas se juntam em grupo, compartilham objetivos e conquistam projetos sem se descapitalizar, sem pagar juros abusivos e sem precisar dar entrada!
Existem vários bancos e administradoras de consórcio que oferecem vários tipos de grupos, com diferentes estratégias e diferentes prazos.
Ter um consultor especializado ao seu lado, poderá fazer toda a diferença!
É importante ter bem definido o seu projeto, antes de reunir-se com o seu consultor, assim ele poderá te recomendar a melhor estratégia e definir o valor de investimento que não comprometa o seu orçamento familiar.
Após a contratação, você passará a ser identificado por um número de cota do grupo escolhido.
Até o fim do prazo contratado, todos os participantes que mantiverem os seus investimentos em dia, terão acesso ao crédito, e poderão adquirir o bem desejado.
Os aportes mensais realizados pelos consorciados, formam uma reserva comum, e por regra do jogo, todo valor arrecadado pela administradora, deverá ser distribuído para os clientes contemplados.
Pelas regras estabelecidas pelo Banco Central, órgão regulador do mercado, todo mês ao menos um cliente é contemplado pelo sorteio. Além disso, todos os clientes podem ofertar lances, antecipando os seus aportes e participando dos leilões. O número de clientes contemplados nos leilões estará sempre limitado ao saldo arrecadado pela administradora naquele mês.
A escolha certa da administradora também fará toda diferença para você conseguir conquistar o seu projeto com mais antecedência, então pesquise sobre a administradora que te ajudará ativamente do início ao fim com os seus lances e depois que você for contemplado.
Algumas utilidades para o seu crédito …
Vantagens
Compartilhamento: o consórcio reúne pessoas com objetivos parecidos, que se autofinanciam para a aquisição de algum bem. Todo mês, cada um colabora com um determinado valor e mensalmente alguém é premiado com o crédito e pode conquistar o que planejou, até chegar à sua vez. Vencer em grupo é sempre mais fácil!
Economia: você não paga juros, entrada, taxa de adesão e ainda negocia bons descontos, pois você poderá comprar à vista. O pagamento é feito de forma parcelada, e com prazos mais longos, mas após a contemplação a compra acontece à vista. No consórcio, a economia pode chegar a até 1/3 da parcela do financiamento;
Construção do patrimônio sem descapitalização;
Manutenção do poder de compra: reajuste anual do crédito com base no INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) se for um consórcio imobiliário por exemplo;
Planejamento financeiro: o consórcio de imóveis é uma forma programada de compra que tem como objetivo não comprometer o orçamento. A modalidade também ajuda as pessoas que não têm o hábito de poupar dinheiro;
Segurança: o sistema de consórcios é fiscalizado pelo Banco Central e regulamentado pela Lei 11.795, a Lei dos Consórcios;
Flexibilidade e versatilidade: você pode escolher o valor do crédito e como utilizá-lo e algumas administradoras oferecem estratégias para você desembolsar menos até a contemplação;
FGTS*: pode ser usado para pagar as parcelas, ofertar um lance ou complementar o valor do crédito. E após comprar o seu imóvel, o benefício ainda pode ser usado para quitar o saldo devedor;
*a liberação acontece conforme as normas do Conselho Curador do FGTS, que é quem delibera sobre as diretrizes que norteiam a utilização dos recursos do Fundo.
Portanto, as taxas e condições são mais vantajosas, quando comparamos com um financiamento tradicional. No consórcio, não há cobrança de juros. E essa é sem dúvida, uma das maiores vantagens!
A aprovação e contratação também é mais simplificada e acessível, e existem cartas de crédito compatíveis com a sua capacidade financeira.
Agora que você sabe como pode acelerar a realização do seu projeto, esse é o momento ideal para se organizar e procurar recursos mais baratos e vantajosos. Se você antecipar seus projetos, eles vão te custar menos, não adie mais o seu sonho!
Para quem é o consórcio?
O consórcio é destinado para qualquer pessoa ou empresa que pode pagar parcelas e realizar um investimento a médio-longo prazo, com o objetivo de adquirir um bem ou serviço.
Quais as Vantagens do consórcio?
O consórcio possui ótimos rendimentos, não cobra taxa de juros, não precisa pagar entrada, você pode antecipar o crédito através de lance, ou ser sorteado durante a vigência do contrato.
O que é um lance no consórcio?
O lance é uma porcentagem do crédito definida pelo administradora do consórcio ou uma parte do valor da carta de crédito que pode ser usado para antecipar a contemplação da carta em uma espécie de leilão.